top of page

QUEM SOMOS

A Cia do Caminho Velho nasceu em 2007 a partir de um movimento de alunos do campus de Humanas da Universidade Federal de São Paulo, no bairro dos Pimentas, Guarulhos - SP. Hoje, somos um coletivo de teatro que realiza um trabalho contínuo de apresentações de peças, mostras e oferecimento de cursos. Nossos integrantes trabalharam e se formaram em grupos e instituições como SP Escola de Teatro, CPT do SESC, Núcleo de Artes Cênicas, Cia. Club Noir e Escola Livre de Teatro de Santo André. Já produzimos as peças: Sereias, e Bonita (ambas escritas por Dione Carlos), Piche (com dramaturgia de Alex Araújo) e Nomen (escrita por Bruno Feldman e criada em parceria com a Cia do Pássaro - Voo e Teatro).

​Nossos principais interesses, e o que pauta nossos processos, são: dramaturgias contemporâneas e o trabalho do ator. Investigamos em cena caminhos que apontem na direção de uma pesquisa singular a partir da palavra. Consideramos de extrema importância montar autores que estejam descobrindo novos jeitos de se fazer dramaturgia e que, ao fazer isso, busquem novas formas de experimentações com a linguagem. A discussão sobre o lugar da mulher na sociedade é uma questão crucial que está presente em todas as nossas obras. Nosso trabalho com iluminação privilegia a manipulação da luz pelo ator performer, em uma pesquisa que considera que a luz, quando conduzida pelos atores, pode se tornar bastante respirada e maleável. Mas antes de tudo isso, vem a busca por uma atuação sensível e o desenvolvimento de uma visão ampla, sem ideais pré-concebidas que venham a frente de uma relação pulsante e sincera com o outro, o público. (Na revista Abate 2 é possível saber mais sobre o trabalho do grupo a partir do artigo feito por Alex Araújo).

Nós estamos na cidade de Guarulhos, nossa sede fica no Teatro Adamastor Pimentas, localizado dentro do campus EFLCH da Universidade Federal de São Paulo. E nosso coletivo acredita na potência da região como um espaço propício para a criação e na importância de ter nele um teatro vivo e ativo, que possa ser construído em conjunto com a população local.

 

 

 

G.E.P.A.

O Grupo de Estudos e Práticas Artísticas da Cia do Caminho Velho é um núcleo de pesquisa e extensão teatral da Unifesp, que tem como suas principais ações a realização de Cursos de iniciação teatral, pesquisa avançada, e cursos específicos nas áreas de dramaturgia, cenografia, etc.; Além de organizar: Aberturas de Ensaios; Supervisão Artística em Cursos Regulares da Unifesp; Apresentações de peças teatrais; e Eventos voltados as artes. O propósito do G.E.P.A é contribuir para a expansão/propagação do horizonte cultural da comunidade como um todo, e extensão das pesquisas voltadas as artes criadas na Unifesp para a sociedade.

bottom of page